segunda-feira, 21 de março de 2016

Seis dicas para escrever livros incríveis

Você começou seu livro, tem milhares de ideias para os personagens, cenário, trama e tudo mais, mas você sabe como colocar tudo isso e produzir um excelente texto? As pessoas lerão seu livro e verão a estória maravilhosa que você criou? Sim? Não? Talvez?

Muitos leitores param de ler o livro antes de terminar o primeiro capítulo, outros no segundo, apenas alguns terminam o livro. Claro que você quer que eles o leiam de capa a capa, então aqui vão seis dicas para ajudá-lo a deixá-lo mais atraente.

1- As primeiras dezesseis linhas devem ser mais que excelentes, por isso comece com ação. Você precisa chamar a atenção do leitor, deixá-lo curioso sobre o que vem a seguir, isso prende as pessoas ao livro.

2- Escreva capítulos curtos, capítulos longos são chatos, cansativos e muitas vezes os leitores esquecem o começo e precisam voltar para se lembrar, principalmente quando não conseguem terminá-lo no mesmo dia. A estória não se desenvolve adequadamente.

3- Descreva, mostre ao invés de contar. Se você disser “João gritou enraivecido” (você contou) você pode dizer “A voz de João feriu ouvidos deles, a face tornou-se vermelha e as mãos tremeram” (você mostrou); outro exemplo “ela chorou” ou “lágrimas molharam a face”. É melhor, os leitores imaginarão a cena, viverão o que o personagem está vivendo, sentirão o que eles estão sentindo, participarão da trama, contudo, cuidado, não seja muito extenso, isso fará com que o leitor perca o foco.

4- Mantenha no livro somente o que faz a estória seguir adiante; não tenha medo de cortar palavras, sentenças, capítulos. Leia em voz alta e pergunte “se eu tirar isso, o que acontecerá com a estória?” Se a resposta for “nada”, então tire. Eu sei que é doloroso, quando escrevemos pensamos que aquilo é importante, mas quando somos corajosos e reconhecemos que não é bom para o texto, nossas chances de ter uma estória incrível aumentam.

5- O que move a estória é o conflito; pense quais conflitos seus protagonistas e antagonistas podem enfrentar. Quais os conflitos dos seus personagens? Ninguém quer personagens felizes, as pessoas gostam de vê-los sofrer muito antes de chegar ao fim; se o protagonista alcança seu objetivo no começo ou no meio, a estória termina, torna-se chata.

6- Termine os capítulos com suspense, não revele tudo de uma vez. Deixe os leitores perguntando “o que vem depois?” e ansiosos por mais, querendo mais.

Eu desafio você a escrever o mesmo capítulo seguindo essas dicas e então pedir a alguém para ler os dois e escolher qual ele acha melhor. Você pode fazer isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário