terça-feira, 17 de maio de 2016

Como escolher o nome do personagem

Como as pessoas, os nomes dos personagens também dizem muito a seu respeito. Um nome diferente ou estranho, passará a ideia de uma pessoa estranha e assim por diante.

Mais do que passar a ideia de quem é o personagem, tem-se que tomar cuidado com a publicação do livro. Onde e em que língua ele será publicado? Alguns nomes não têm tradução em outras línguas, soa estranho, é impronunciável ou tem outro significado.

Cuide para que o nome não seja semelhante a outro personagem já existente. Pode cair no lugar comum ou parecer cópia de outro produto. Perca alguns minutos e pesquise na internet se já existe um personagem com aquele nome. Claro que não há nomes suficientes para os personagens existentes, mas evite colocar nomes relacionados a estórias existentes, por exemplo, você está escrevendo um livro sobre lobisomem, não colocará o nome de Jacob ou em um livro sobre vampiros, não o chamará de Edward, Damon ou Stefan.

Procure o significado dos nomes, é uma boa alternativa caso deseje associar o nome com a característica do personagem, mas cuidado, não abuse. Dar nomes que são o oposto do personagem também pode ser engraçado em uma comédia ou irônico, por exemplo, Esperança para uma personagem que não tem fé, desaminada ou Felicidade para a personagem sofredora.

Você também pode criar um nome. Se o personagem é tão diferente que não há um nome que o caracterize, nada impede que você crie um nome para ele. Como sempre, cuidado com os exageros.

Antes de nomeá-lo, verifique:

1- Quem é o personagem: homem, mulher, mocinho, vilão, pobre, rico, de família de prestígio... Sobrenomes compostos passam a ideia de famílias poderosas.

2- Gênero do livro: comédia, romance, ficção...

3- Idioma de publicação: lembre-se que talvez o nome precise ser traduzido, deve ser pronunciável.

4- Já existe um personagem semelhante com o mesmo nome?

5- Qual a personalidade do personagem: você poderá procurar um nome correspondente ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário